O LPI foi desenvolvido pelo professor Everson Carlos da Silva ou Everson Índio, praticante da modalidade desde 1995 e um dos pioneiros no ensino do levantamento de peso no Brasil desde 2010.
O curso é direcionado para profissionais de educação física que desejam aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do levantamento de peso e sua aplicação nos diversos métodos de treinamento físico.
Neste curso nível I, o objetivo é ensinar os fundamentos do levantamento de peso (LPO), que inclui os movimentos de arranco (snatch) e arremesso (clean & jerk), bem como suas progressões, correções e ajustes personalizados.
Este curso inicial oferece uma visão abrangente do levantamento de peso olímpico (LPO), detalhando sua história, evolução, e terminologia técnica em inglês, espanhol e português. Aprofunda-se nos aspectos fisiológicos e biomecânicos do esporte, explorando como o corpo responde ao treinamento e as implicações para o desempenho atlético. A teoria da aprendizagem motora e o desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras são enfatizados, fundamentais para o avanço dos atletas.
O curso também analisa pesquisas científicas, aplicando-as ao planejamento e organização do treino, com foco em volume, intensidade e variabilidade dos estímulos. O objetivo é fornecer conhecimento preciso sobre o LPO, promovendo práticas seguras e eficazes, e destacando a importância do LPO na preparação física de atletas de diversas modalidades.
Desde 2010, o curso de nível 1 tem sido ministrado em todo o Brasil, oferecendo uma metodologia prática completa. O programa engloba exercícios de aquecimento, técnicas de flexibilidade e mobilidade, utilizando-se de barras ou não, adequados para participantes de variados níveis de habilidade.
Nas aulas, são exploradas técnicas detalhadas para a correta execução dos movimentos de levantamento de peso, com atenção especial à correção de falhas técnicas e à manutenção da segurança dos alunos. A ênfase é colocada na avaliação precisa da técnica e na adaptação do treino conforme as necessidades e limitações individuais dos alunos, com vistas ao aprimoramento da competência técnica e à prevenção de lesões.