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Classificação dos exercícios do levantamento de peso

"A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável".

Mahatma Gandhi (1869-1948)


Os exercícios do levantamento de peso, de acordo com suas características, se dividem em dois grupos:

  1. Exercícios clássicos
  2. Exercícios auxiliares

Estes dois grupos se dividem em subgrupos:

  1. Exercícios clássicos: arranco (snatch) e arremesso (clean & jerk)
  2. Exercícios auxiliares: são utilizados para o aperfeiçoamento dos exercícios clássicos e desenvolvimento da força de grupos musculares específicos.

Vejamos alguns exemplos:

 

A. arranco (snatch)
B. Arremesso (Clean & Jerk)
1. Arranco potência (Power snatch)
1. Clean potência (Power clean)
2. Puxada de arranco (Snatch pull)
2. Puxada de clean (Clean pull)
3. Arranco suspenso (Hang snatch)
3. Clean suspenso (Hang clean)
 4. Final de arranco (Snatch balance)
4. Puxada de Clean (Clean pull)
 5. Arranco força (Muscle snatch)
5.  Clean & Jerk do caixote (Clean & Jerk from the block)
 6. Agachamento de arranco (Overhead squat)
6. Jerk pelas costas (Back jerk)
 
7. Empurre (Push-Press)

Entre os exercícios específicos para o desenvolvimento da força dos diferentes grupos musculares podem ser divididos nos seguintes grupos:

1. Membros superiores e cintura escapular

2. Tronco

a. Costas

b. Abdomêm

3. Membros inferiores e cintura pélvica

4. Combinados

 

Podemos também classificar em exercícios de força (agachamentos e puxadas) e exercícios de técnica (arranco e arremesso).

 

 

O levantamento de peso e as leis de Newton

 

"Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos".

Isaac Newton (1642-1727)


 

  Vamos nos imaginar diante de uma barra nos preparando para bater o recorde pessoal. O que existe diante desse fato? Para levantar um peso do chão até acima da cabeça é preciso vencer a força de gravidade da Terra. A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza em conjunto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca. Venho aqui falar somente da força de gravidade, cuja ação influencia diretamente no levantamento de peso.

A força da gravidade da Terra, cujo valor é 9,8m/s2, confere peso aos objetos e faz com que caiam no chão quando soltos. A força peso pode ser definida pelo produto da massa pela aceleração (P = m x g). A unidade de medida da força peso é denominada de Newton (N). O conhecimento da gravidade é ensinado nas aulas de física no colégio, que foi o cientista inglês Isaac Newton (1642-1727) que a reconheceu.

Newton demonstrou que todos corpos, do nível subatômico ao astronômico, estão sujeitos a essa força. Elaborou três leis, também conhecidas por Leis de Newton ou Leis da Mecânica. A 1ª Lei de Newton ou Lei da Inércia diz que, se um corpo ou peso está em repouso, está, portanto, em condição de inércia. Para fazê-lo sair da inércia é preciso aplicar uma força. A 2ª Lei de Newton, ou Lei da aceleração, diz que todo corpo ou peso, ao sair da inércia pela ação da força, se desloca por um espaço com determinada velocidade (m/s) em função do tempo (s). A 3ª Lei de Newton, chamada de Lei da ação-reação, diz que para gerar a aceleração é preciso aplicar uma força em sentido contrário.

Quando estamos levantando peso estamos aplicando as Leis de Newton. Bons treinos!

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