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A alquimia do treino

            

"A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui".

Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778)


 

As pessoas fazem exercícios físicos para diferentes propósitos: o atleta que busca desempenho esportivo, o velho que busca cuidados com a saúde e a moça que treina para melhorar a estética. No entanto, independente de qual seja o propósito do exercício ou do programa de treinamento, a qualidade do conteúdo do treino é o diferencial entre bom ou mau trabalho, seja com o propósito de melhorar indicadores de saúde ou de desempenho atlético.

Na condição de treinador de CrossFit e levantamento de peso, encaro todo programa de treinamento como um projeto entre duas pessoas ou grupo.  Do aluno ou atleta é exigido disciplina; do treinador é exigido planejamento. A disciplina exige da pessoa disposição e determinação, o planejamento exige controle e organização. No treinamento esportivo planejamento é chamado de planificação (plano de treino) que, ao ser dividido em períodos, é chamado de periodização.

Na periodização são definidos os microciclos (dias da semana), mesociclos (semanas do mês) e macrociclos (meses do ano). Para cada microciclo determina-se o volume e grupos de exercícios (variabilidade do treinamento). Para cada exercício determina-se a intensidades. No treinamento físico, é importante controlar os estímulos. O treinador deve desenvolver seu feeling, combinando o conhecimento acadêmico com prático. Esta é a verdadeira alquimia do treino!

Não queira carregar o boi antes de carregar o bezerro

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são. Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores,desconheça a ira, nada cobice e creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.

Juvenal (século I e século II d.C)


     Desde a antiguidade, em todas as culturas, o ser humano faz testes de habilidades motoras e físicas, em cada cultura a força se destaca como uma prova que desperta elevado interesse. Na Grécia Antiga temos a história de Milo de Crotona, cujos registros o colocam como um dos atletas mais conhecidos dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, vencendo os Jogos Olímpicos de 532 a.C, 528 a.C, 524 a.C, 520 a.C e 516 a.C nas provas de luta. Seu treinamento consistia em carregar todos os dias um bezerro nas costas até determinado ponto. Neste contexto, ao longo do tempo, o bezerro crescia e sua força também crescia. Milo de Crotona também é conhecido como pai do Princípio da Sobrecarga, presente na Teoria do Treinamento Esportivo. No Egito Antigo, China, Índia, Roma há relatos históricos que trazem registros dos treinos de atletas, soldados, gladiadores, cujas atividades humanas que dependiam de desempenho físico e habilidades motoras diferenciadas do restante da população. De lá pra cá o ser humano vem desenvolvendo e aperfeiçoando diversas metodologias de treinamento de força, hoje as principais provas de força são: levantamento de peso olímpico ou weightlifting; levantamento de peso básico ou powerlfting; o homem mais forte do mundo ou strongman. Nesta breve descrição quero aqui me dedicar a falar do treino de weightlifting direcionado para o treinamento de CrossFit, levantamento de peso ou preparação física esportiva. Cada capítulo trarei discussões acerca desta fascinante área, o treinamento físico, que mistura ciência e alquimia.

     O treinador, independente da área de treinamento, depende de feeling adquirido pela experiência, e conhecimento das leis biológicas do treinamento adquirido na academia, a partir do conhecimento em fisiologia, anatomia, biomecânica, aprendizagem motora e pedagogia do treinamento. Para todos os treinadores que trabalham com preparação física, é preciso saber a dose certa para cada aluno, trabalhando os exercícios adequados a cada pessoa, volume e intensidade adequada. Para se chegar a determinado nível de força é preciso ter disciplina e respeitar o tempo de resposta do corpo ao estímulo dado. Não queira carregar o boi antes de carregar o bezerro.

 

Bons treinos!

Everson Índio

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